Tuesday, October 24, 2006

"Idéias são coisas que os jovens carregam pra se iludir"

E ontem eu tava na aula de um dinossauro, um tanto entediado, e um livro chama minha atenção em cima da mesa de uma colega. "Adolescência Normal - Enfoque Psicanalítico" Uau! Eu tenho que ver essa pérola.
- Oi, por favor, eu posso dar uma olhada nesse livro? O título me chamou a atenção.
- Claro, pega. Ele é muito bom.
Eu meio que me rindo dei uma folheada, e no índice encontrei o último capítulo: "O adolescente e a atualidade". Aliás, o livro era de 1981. Me deparei com uma série de bla bla blás que já não eram muito atuais nos anos 80, o que dizer do começo do ´século XXI e das mudanças de consumo e desenvolvimento hormonal dos adolescentes.
- Gurias, desculpa, não quero ser grosseiro mas essa bibliografia ta completamente desatualizada, isso aqui fala de movimentos e subjetividades e tudo que não existe mais. O mundo mudou, aqui diz que a menina tem a adolescência dos 12 aos 21 anos e o menino dos 13 aos 25, mas agora já temos adolescentes de 40 anos!
- Ai, mas é que as coisas mudaram sim, mas tem que ver o que é o mais certo.
- Olha, o mais certo já acabou. Nós crescemos com propagandas de cigarro, e era menos errado fumar cigarro. Hoje em dia existe uma intolerância ao tabaco muito forte, e é o mais certo não fumar, ok? Então, esses mais certos aí de período de adolescência, mudanças e dinâmicas não existe mais, já foi, passou, já deu, c´est fini, caput.
..
- Mas é um clássico esse livro.
Claro que o livro é um clássico, ele fala de pessoas de alguma época clássica. O problema é que quem tava usando ele pra lançar um olhar na atualidade e pra fazer clínica com ele eram duas estudantes de psicologia quase formadas, por indicação de algum dinossauro como aquele que tava nos dando aula. Eu cheguei a falar em esquizoanálise e teorias sociais contemporâneas, mas elas não deram a menor bola, só defenderam o delas :/
Tá, se fosse gente séria tava fazendo engenharia mecânica mesmo, deixa assim. Saí da aula (vou pular um episódio da narrativa) peguei o T4 e chegando ali perto da Amrigs, que é uma associação de médicos do Rio Grande do Sul, eles colocaram dentro dela três enormes e bem iluminados outdoors da coca cola. Ta, não que coca cola seja o demônio pra saúde, mas os caras com certeza ganharam muita grana pra colocar os outdoors. Um pouco mais atrás tinha um outdoor enorme da campanha do fumo zero, pra promover a saúde. Agora eu me pergunto, "por que esses médicos fuinhas, que se dizem promotores da saúde, até senhores da saúde, fazem campanhas pras pessoas pararem de fumar de maneira radical, parecendo grandes puristas, mas na hora de botar um outdoor dentro das suas dependências, não botam nada daqueles sucos de soja ruins ou sucos naturais, botam da porra da coca cola , que é cheia de açucar e enche eles de pacientes diabéticos depois". Tudo bem que a macacada sempre se vende, aqui a gente convive com a indecência, o absurdo e os valores morais servindo de matéria prima pras piadas, da turma do didi à política. Mas esses macacos de roupa branca só se vendem sempre por MUITAS bananas, lembrem disso.
Fabrício Peponto

5 Comments:

Blogger Daí...daí é foda né? said...

ta o Pedro, parô? :P

8:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

AHAM.

7:24 PM  
Blogger iuri said...

putz. foda, foda.

9:33 PM  
Blogger Júlia Dantas said...

sei lá... só sei que médico é foda. convênios são empresas. as pessoas não levam mais a vida a sério, nem médico mais, que chato isso.

10:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

po posta algum texto novo!

5:53 PM  

Post a Comment

<< Home